domingo, 20 de março de 2011

Capa


Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé
Professor: João Nunes
Disciplina: História
Ano Lectivo: 2010/2011


“REVOLUÇÃO E MUNDO INDUSTRIAL”


Trabalho elaborado por:
·        António Martins-nº4
Ano/turma: 8ºA

Indice

-Introdução
-Desenvolvimento
-A Revolução Industrial em Inglaterra
-Expansão da Revolução Industrial 
-Novas fontes de Energia e novos Inventos
-A Revolução dos transportes
-Liberalismo Económico
- Sociedade e Mentalidade Burguesa
- Operariado
-Sindicalismo
- Ideias Socialistas
-Conclusão
-Bibliografia

Introdução


Neste trabalho vou tratar sobre a Revolução e o mundo industrial.
O meu objectivo é ficar a conhecer o tema e sobre tudo aprende-lo.

A revolução industrial em Inglaterra


A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial.
Os outros dois movimentos que a acompanham são: a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea. Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e económica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.
A grande Revolução Industrial começou a acontecer a partir de 1760, na Inglaterra, no sector da indústria têxtil, a princípio, por uma razão relativamente fácil de se entender: o rápido crescimento da população e a constante migração do homem do campo para as grandes cidades acabaram por provocar um excesso de mão-de-obra nas mesmas.
Isto gerou um excesso de mão-de-obra disponível e barata - que permitiria a exploração e a expansão dos negócios que proporcionarão a acumulação de capital pela então burguesia emergente. Isto tudo, aliado ao avanço do desenvolvimento científico - principalmente com a invenção da máquina a vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas - proporcionou o início do fenómeno da industrialização mundial.
No século XVII, no ano de 1600, a população da Inglaterra passou de 4 milhões de habitantes para cerca de 6 milhões; no século seguinte, no ano de 1700, a população já beirava os 9 milhões de habitantes!
Na Europa Continental, esse crescimento foi ainda mais rápido: na França, por exemplo, a população passou de 17 milhões, em 1700, para 26 milhões em 1800. O crescimento demográfico em tal escala proporcionou uma forte expansão dos mercados consumidores para bens manufacturados, especialmente vestuários. Um outro factor importante no acontecimento revolucionário industrial foi que na Inglaterra, o consumo de tecidos de lã era muito maior que os de algodão.
Os tecidos de algodão eram importados da índia, de modo que para proteger a indústria local de lã, o Parlamento inglês criou tarifas pesadas sobre as importações dos tecidos de algodão estrangeiros e, dessa forma, acabou por incentivar a industrialização dos tecidos de algodão na própria Inglaterra – que, com a medida, ficavam sem concorrentes.
Até meados do século XVIII (1760), a fiação tanto de lã como de algodão eram feitas manualmente em equipamentos toscos chamadas rocas, roçadoras, de baixíssimo rendimento.

Expansão da revolução industrial


A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível económico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registar até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenómeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de factores, como o liberalismo económico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema económico vigente.

Novas fontes de energia e novos inventos


Por volta de 1870 deram-se importantes mudanças na indústria, a  nível mundial, o que levou alguns historiadores a falarem numa segunda revolução Industrial.
A invenção da turbina e do dínamo permitiram a produção de electricidade, a descoberta de poços de petróleo e a invenção do motor de combustão permitiram a utilização de novas fontes de energia: a electricidade e o petróleo (gasóleo e gasolina).
Apareceram indústrias novas:
-A indústria química (medicamentos, fertilizantes, papel...)
-A indústria de materiais eléctricos, que produzia aparelhos eléctricos.
A indústria do aço desenvolveu-se muito devido à construção de máquinas, pontes, aranha-céus e caminhos-de-ferro.